ERA UMA VEZ O CINEMA


Era Uma Vez na América (1984)

cover Era Uma Vez na América

link to Era Uma Vez na América on IMDb

País: USA, 229 minutos

Titulo Original: Once Upon a Time in America

Diretor(s): Sergio Leone

Gênero(s): Crime, Drama

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.4/10 (287450 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Figurino (Gabriella Pescucci)

Prêmio de Melhor Trilha Sonora (Ennio Morricone )

Academia Japonesa de Cinema, Japão

Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira

Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema, Itália

Prêmio Fita de Prata de Melhor Direção (Sergio Leone)

Prêmio Fita de Prata de Melhor Fotografia (Tonino Delli Colli)

Prêmio Fita de Prata de Melhor Design de Produção (Carlo Simi )

Prêmio Fita de Prata de Melhor Trilha Sonora (Ennio Morricone )

Prêmio Fita de Prata de Melhores Efeitos Especiais

Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA

Prêmio de Melhor Música (Ennio Morricone )

INDICAÇÕES star star star star star

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Direção (Sergio Leone)

Prêmio de Melhor Trilha Sonora Original (Ennio Morricone)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Fotografia (Tonino Delli Colli)

Prêmio de Melhor Direção (Sergio Leone)

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Tuesday Weld)

Prêmios David di Donatello, Itália

David de Melhor Direção Estrangeira (Sergio Leone)

Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Direção (Sergio Leone)

Sinopse: O filme narra a saga de um grupo de garotos judeus que comete pequenos delitos em Nova York, na década de 20 do século passado. Acompanhamos todos os dramas, romances, disputa por territórios e formação como gangsteres dos garotos. Posteriormente acompanhamos o reencontro dos garotos mafiosos na década de 60. São três linhas do tempo (infância, fase adulta e velhice) sempre na visão de "Noodles", interpretado por Robert De Niro. As primeiras cenas são complexas, o espectador não entende absolutamente nada, mas serve perfeitamente para prendê-lo desde os primeiros minutos de filme, sendo que tudo aquilo vai sendo explicado com o decorrer do filme. 

Percebe-se uma grande semelhança com o grandioso O Poderoso Chefão: Parte II(The Godfather - Part II, 1974), pelo formato narrativo de várias linhas do tempo. Coppola, naquela oportunidade utilizou de duas linhas do tempo, sendo que Leone foi mais além, utilizou três diferentes linhas do tempo. Sustentar uma história de três linhas do tempo e de quase quatro horas de duração é para poucos, tendo a grande possibilidade de perder o ritmo e domínio do desenvolvimento. Mas é exatamente aí que Leone demonstra toda a sua genialidade, em todo o decorrer do filme o diretor consegue total controle da história, e consegue brilhantemente realizar três atos de forma deslumbrante.

O diretor reserva um tempo significativo para os adolescentes, cerca de 50 minutos do filme, muitos a melhor parte do filme, e realmente é. Cativante, divertida, comovente, e especialmente ressalta a amizade entre os garotos, esta parte do filme consegue brilhar e corresponder de forma exemplar. Leone faz com que garotos talentosos, porém ainda inexperientes, realizem atuações assustadoramente excelentes, e em alguns momentos até acima dos atores adultos. Garotos que tornam do crime uma diversão e um meio de vida, o florescer do desejo sexual, com pano de fundo uma cidade em construção - tema que Scorsese explorou em Gangues de Nova York, tendo nítida menção a este filme -, a parte do filme que mais se torna marcante.

O filme inicia-se com a parte adulta, mas em pouco tempo acontece uma transição para a velhice e seguido pela parte das crianças, que é encerrada com a prisão de 'Noodles', reiniciando a parte adulta. Agora, já como verdadeiros gangsteres, trabalham em prol da lei seca, cometendo grandes crimes. Não tão deliciosa e proveitosa quanto a parte das crianças, mas não deixa de ser atrativa. De Niro em excelente atuação, mas basta dá-lo um papel de um gângster que ele o interpreta naturalmente, é como se fosse John Wayne interpretando um Cowboy, já que os dois tem um identidade fácil, cada qual com seu gênero. Mas De Niro não foi o destaque, a melhor atuação do filme foi de James Woods, que consegue facilmente convencer o público, e sempre destaca-se em suas cenas. A parte de maior predominação do tempo de filme, que não deixa de ser excelente.

A parte da reflexão. Refletir sobre o passado, os amigos, os trabalhos, os romances. E é este o papel desta parte no filme, que o leva a lembranças. Toma pouco tempo do filme, mas sempre bem aproveitado. O destaque é a maquiagem realizada com eficacia nos atores para que aparentem ser velhos. As cenas filmadas ao estilo noir, sempre com o protagonista em primeiro plano, filmagens com ângulos fechados e ambientes noturnos.

O filme conta com vário aspectos que, se não são, aproximam-se da perfeição. A direção de arte é um destes aspectos. Belíssima, toda a montagem de cenários, a cidade, os detalhes, tudo realizado de forma brilhante e de competência extraordinária. Ouso dizer ser a melhor direção de arte de todos os tempos. A fotografia completa de forma espetacular a direção de arte, resultando em cenas que acompanham o clima do filme. A trilha sonora de Ennio Morricone, colaborador em todos os filmes de Leone, mais uma vez dá um show instrumental, e demonstra ser um grande compositor que não se limita apenas ao western. Uma grandiosa trilha sonora, que mesmo não sendo a melhor de Morricone, se torna uma das melhores já feitas.

 

Elenco: